Thursday, September 24, 2009

Ford inicia produção de carro compacto na Índia e vê recuperação

Folha de S. Paulo/Reuters

A fabricante americana de veículos Ford Motor iniciará a produção de um carro compacto na Índia no começo de 2010. O presidente-executivo da companhia, Alan Mulally, afirmou que o mercado norte-americano está mostrando sinais de recuperação e que prevê que as vendas cresçam nos próximos dois anos.

A empresa está dando ênfase ao segmento de carros pequenos, segmento que, segundo ela, conduzirá as vendas cada vez mais. Mulally disse que o mercado de rápido crescimento da região Ásia-Pacífico assumirá grande papel nas vendas globais da Ford.

“Nós esperamos que o segmento de carros pequenos dobrará nos próximos 10 anos”, disse ele no lançamento do modelo Figo, novo carro de pequeno porte da montadora, em Nova Déli. “Quando você olha o tamanho dos veículos, cerca de 60 por cento dos automóveis do mundo todo serão menores como o novo modelo aqui.”

A companhia não revelou o preço do Figo, mas Mulally afirmou que a Ford não busca competir diretamente com o Nano, da Tata Motor, carro mais barato do mundo que custa cerca de US$ 2.000.

“Agora nós iremos focar na parcela maior do mercado (de carros pequenos), que é o lado B. Então, nós não temos planos de competir no lado A no momento.”

A Ford fabricará o modelo Figo em uma fábrica na cidade de Chennai (sul da Índia), na qual planeja montar um centro global de produção.

A montadora investiu US$ 500 milhões na instalação, que terá capacidade anual de 200 mil unidades.

O mercado automotivo doméstico da Índia é relativamente pequeno, especialmente considerando uma população de mais de 1,1 bilhão de pessoas com cerca de apenas 1,5 milhão de veículos vendidos no ano passado.

Nos Estados Unidos, as vendas de automóveis no início de 2009 caíram para níveis mensais não vistos desde o começo da década de 1980 em meio à recessão.

Contudo, alguma recuperação foi observada nos meses de julho e agosto, conforme o programa de incentivo do governo norte-americano para troca de carros velhos por modelos mais novos sustentou a demanda.

Mulally afirmou que há sinais de recuperação e que um aumento nas vendas é previsto nos próximos anos.

A Ford prevê as vendas totais da indústria automotiva dos Estados Unidos em cerca de 11 milhões de unidades em 2009, subindo para 12,5 milhões em 2010 e para quase 14,5 milhões no ano seguinte.

Fonte: Folha de S. Paulo/Reuters | www.folha.uol.com.br

No comments:

Post a Comment